quarta-feira, 6 de abril de 2011

JSP

JSP é a abreviação de Java Server Pages, que em português seria algo como Páginas de Servidor Java. É então, uma tecnologia orientada a criar páginas web com programação em Java.

XML misturado com etiquetas especiais para programar scripts de servidor em sintaxe Java. Portanto, poderemos escrever as JSP com nosso editor HTML/XML habitual.

Motor JSP

O motor das páginas JSP está baseado nos servlets de Java -programas em Java destinados a se executar no servidor-, embora o número de desenvolvedores que podem afrontar a programação de JSP é muito maior,
dado que é muito mais simples de aprender que os servlets.

Em JSP criamos páginas de maneira parecida a como se criam em ASP ou PHP -outras duas tecnologias de servidor. Geramos arquivos com extensão .jsp que incluem, dentro da estrutura de etiquetas HTML, as sentenças Java a executar no servidor. Antes que os arquivos sejam funcionais, o motor JSP realiza uma fase de tradução dessa página em um servlet, implementado em um arquivo class (Byte codes de Java). Esta fase de tradução se realiza habitualmente quando se recebe a primeira solicitação da página .jsp, embora exista a opção de pré-compilar em código para evitar esse tempo de espera na primeira vez que um cliente solicita a página.
Para aprender JSP, a parte de conhecer HTML, será necessário compreender e ter algo de experiência na programação em java que é uma linguagem de programação orientada a objetos por completo. Uma vez conhecida a programação em Java pode-se estudar por alto o sistema de Servlets, o que nos dará uma melhor idéia do funcionamento interno do motor JSP.

0 comentários:

Postar um comentário