São as páginas dinâmicas que se processam no cliente. Nestas páginas,  toda a carga de processamento dos efeitos e funcionalidades é suportada  pelo navegador. 
Usos típicos das páginas de cliente são efeitos especiais para webs como rollovers ou controle de janelas, apresentações nas quais se podem mover objetos pela página, controle de formulários, cálculos, etc. 
O código necessário para criar os efeitos e funcionalidades se inclui  dentro do mesmo arquivo HTML e é chamado SCRIPT. Quando uma página HTML  contém scripts de cliente, o navegador se encarrega de interpretá-los e  executá-los para realizar os efeitos e funcionalidades. 
As páginas dinâmicas de cliente se escrevem em duas linguagens de  programação principalmente: Javascript e Visual Basic Script (VBScript),  que veremos detalhadamente mais adiante. Também veremos o conceito de  DHTML e conheceremos as CSS.
 As páginas do cliente são muito dependentes do sistema onde estão se  executando. E essa é sua principal desvantagem, já que cada navegador  tem suas próprias características, inclusive cada versão, e o que pode  funcionar em um navegador pode não funcionar em outro. 
Como vantagem pode-se dizer que estas páginas baixam ao servidor alguns  trabalhos, oferecem respostas imediatas às ações do usuário e permite a  utilização de alguns recursos da máquina local.
 
0 comentários:
Postar um comentário