terça-feira, 5 de abril de 2011

Páginas dinamicas de servidor

Podemos falar também de páginas dinâmicas do servidor, que são reconhecidas, interpretadas e executadas pelo próprio servidor.
As páginas do servidor são úteis em muitas ocasiões. Com elas pode-se fazer todo tipo de aplicações web. Desde agendas a fóruns, sistemas de documentação, estatísticas, jogos, chats, etc. São especialmente úteis em trabalhos que tem de se acessar a informação centralizada, situada em uma base de dados no servidor, e quando por razões de segurança os cálculos não podem se realizar no computador do usuário.
É importante destacar que as páginas dinâmicas de servidor são necessárias porque para fazer a maioria das aplicações web deve ter acesso a muitos recursos externos ao computador do cliente, principalmente bases
de dados hospedadas em servidores de Internet. Um caso claro é um banco: não tem nenhum sentido que o cliente tenha acesso a toda base de dados, só a informação que lhe convém saber.

As páginas dinâmicas do servidor costumam se escrever no mesmo arquivo HTML misturado com o código HTML, assim como ocorria nas páginas do cliente. Quando uma página é solicitada por parte de um cliente, o servidor executa os scripts e gera uma página resultado, que somente contem código HTML. Este resultado final é o que se envia ao cliente e pode ser interpretado sem lugar a erros nem incompatibilidades, visto que somente contem HTML
Logo é o servidor o que maneja toda a informação das bases de dados e qualquer outro recurso, como imagens ou servidores de correio e logo envia ao cliente uma página web com os resultados de todas as operações.
Para escrever páginas dinâmicas de servidor existem várias linguagens, que veremos com mais detalhe adiante. Common Gateway Interface (CGI) normalmente escritos em Perl, Active Server Pages (ASP), Hipertext Preprocesor (PHP), e Java Server Pages (JSP).
As vantagens deste tipo de programação são que o cliente não pode ver os scripts, já que se executam e se transformam em HTML antes de envia-los. Ademais são independentes do navegador do usuário, já que o código que recebem é HTML facilmente interpretável.
Como desvantagens pode-se assinalar que será necessário um servidor mais potente e com mais capacidades que o necessário para as páginas de cliente. Ademais, estes servidores poderão suportar menos usuários concorrentes, porque vai requerer mais tempo de processamento para cada um.

0 comentários:

Postar um comentário